Nesta segunda-feira (25), um Avião Laboratório da Força Aérea Brasileira (FAB), fez testes no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. O sobrevoo chamou a atenção dos internautas. A aeronave analisa as condições dos radares ou pode encontrar fontes de interferência nos serviços de comunicação e navegação, como rádios piratas. Â
Os radares, sistemas de aproximação, rádios, equipamentos de auxÃlio à navegação e luzes de orientação são fundamentais para a segurança do tráfego aéreo. Garantir o bom funcionamento de tudo isto é a missão do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).Â
Toda vez que uma aeronave decola ou pousa, há uma série de procedimentos que precisam ser seguidos. A depender do tipo de avião, das condições da pista, do entorno do aeroporto, da meteorologia, entre outros aspectos. Para dar suporte ao piloto nesses tipos de manobra, diversos equipamentos estão instalados nos aeroportos – e fora deles.
Há procedimentos baseados em dados satelitais, que enviam informações à aeronave, indicando o caminho que deve ser seguido. São os chamados auxÃlios à navegação, que balizam os pilotos em condições normais, mas, especialmente, quando a meteorologia está desfavorável.Â