Ocorre nesta sexta-feira, 27, às 8h30, no plenário da Câmara Municipal, uma Sessão Especial pelo cinquentenário do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar de Vitória da Conquista. A homenagem foi aprovada por unanimidade na Casa.
Foram convidados para compor a mesa a prefeita Sheila Lemos (DEM) e autoridades militares de Vitória da Conquista, a exemplo do Coronel Ivanildo da Silva (Comandante de Policiamento Regional do Sudoeste – CPR-Sudoeste), o Tenente-coronel José Andrade Souza Júnior (Comandante do 9° BEIC), o Tenente-coronel Fernando Leite, Tenente-coronel Eduardo Viana Moreira Júnior (Comandante da 92ª CIPM), Major Vagner Ribeiro Almeida (Comandante da 77ª CIPM), Capitão Márcio Henrique Chagas Carvalho (Comandante da 78ª CIPM), Tenente-coronel Selmo Luiz de Sales (Diretor do Colégio da Polícia Militar de Vitória da Conquista).
Segundo o presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé, a homenagem ao 9º BEIC significa muito para a Câmara de Vereadores, que tem na Polícia Militar uma parceira. “A nossa polícia é amiga da sociedade, é quem cuida de nossa segurança, e o 9º Batalhão tem uma história em Vitória da Conquista, e sempre contribuiu com o desenvolvimento do município. Quando a gente fala da polícia já vislumbra o 9º Batalhão”, disse Dudé.
Do 9º BPM ao 9° BEIC – O 9º Batalhão de Polícia Militar de Vitória da Conquista (9º BPM/VC), hoje 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9º BEIC), foi criado em 2 de julho de 1971, por meio do Decreto nº 22.442.
Em 8 de agosto de 1984 foi criada a Banda da Polícia Militar, denominada “Banda de Música Maestro Walter de Santa Rosa”, com 11 soldados músicos. Entretanto, desde 1965 o quartel já mantinha uma fanfarra com oito policiais que realizava apresentações em paradas militares e desfiles cívicos.
As mulheres passaram a fazer parte da corporação militar em 1989, mas, em Vitória da Conquista, as primeiras policiais chegaram no ano de 1996, e as primeiras formadas no 9º BPM, em 1999. Entre 1992 e 1996 foram ampliadas e reformadas as estruturas físicas do 9º BPM.
A mudança de nome de 9º BPM para 9º BEIC ocorreu em dezembro de 2014, por força da Lei Nº 13.201. O objetivo foi fortalecer as ações já realizadas e dar maior musculatura administrativa à unidade.