• Início
  • ››
  • Religião
  • ››
  • Conquista: Prefeitura parabeniza 1ª Igreja Batista pelos 119 anos
-------- PUBLICIDADE --------
20 de março de 2019
Religião

Conquista: Prefeitura parabeniza 1ª Igreja Batista pelos 119 anos

Foto Divulgação

No último domingo (17) pela manhã, o Prefeito Herzem Gusmão participou do culto, junto com seus familiares. “Sempre um motivo de muita alegria estar aqui. A Igreja completando 119 anos”. Informou que “através das mãos de Tertuliano da Silva Gusmão, meu trisavô, chegou a Igreja e chegou também à primeira Bíblia”. O Prefeito acrescentou que “para mim, a PIBBVC representa um marco histórico. O mais importante para a nossa cidade, porque ‘Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor’”. Finalizou expressando alegria em acompanhar a sua mãe, Dona Zilda Gusmão Pereira, “com 90 anos, caminhando para 91, e 75 anos de membro da Igreja. Ela que veio do Periquito com 15 anos e começou a congregar na Igreja e hoje tenho a honra de estar aqui com minha família e com minha mãe”. O Pastor Presidente, Vítor Ferreira e Silva, agradeceu a Deus pelos 119 anos e ao Prefeito e toda comunidade conquistense que esteve presente na programação. Destacou que, “a PIBBVC desde o início de sua história é uma Igreja missionária e vamos continuar pregando o autêntico evangelho de Jesus Cristo. Somos uma Igreja viva, proclamando a glória do Deus vivo”. (Bíblia presenteada a Tertuliano).

Foto Divulgação

Tudo começou com uma Bíblia– A Igreja foi fundada no dia 04 de fevereiro de 1900 por Tertuliano da Silva Gusmão. Ele construiu uma casa de adobe na Fazenda Felícia, de sua propriedade. Tertuliano era fazendeiro e também comerciante de gado. Ao viajar para comercializar o rebanho, protegeu um jovem que estava sendo perseguido por causa do evangelho. Agradecido, na hora de ir embora, o jovem presenteou Tertuliano com uma Bíblia. Ao retornar à Conquista, leu o livro com sua família atraindo parentes e amigos. Esse grupo de pessoas reconheceu que a Bíblia é a Palavra de Deus e entregou a vida a Jesus. O primeiro pastor foi Antônio Theóphilo de Queiroz, genro de Tertuliano, e que foi preparado para o ministério pelo missionário americano Zacarias Taylor. Em seguida foi inaugurado um pequeno templo na área urbana. Os crentes primitivos em nossa cidade sofreram duras perseguições, como apedrejamentos. Entretanto, resistiram firmes na fé.

Foto Divulgação

No ano de 1928, foi inaugurado o terceiro templo, na praça dois de julho, atual Praça Caixeiros Viajantes.  Esse templo foi demolido no final dos anos 50, para a construção do atual, inaugurado em 1966, no ministério do Pastor Gérson Rocha. Hoje a igreja tem mais de 946 membros. Está no sustento de 32 trabalhos missionários espalhados pelo Brasil (sede e outros Estados) e mundo afora, atingindo os continentes da África, Ásia e Europa. São sete congregações e vários pontos de pregação na zona rural. Força Tarefa de Evangelização, evangelização nas escolas (Boa Semente), Escola Bíblica de Férias para as crianças, Grupo de Amigos (G.A.), evangelismo nas ruas, hospitais, Casa do Amor, Creame e participação no Ministério “Gideões Internacionais”. No ministério de música há os Conjuntos Agnus Dei, Herdeiros da Graça, Homens do Rei e Melodia, os Grupos Alêtheia e Novo Canto, os Quartetos Filhos de Sião e Luzes, e os Corais Filhos de Sião, Cordeirinhos e Filhos do Rei. Os cultos são transmitidos ao vivo pela internet. Aos domingos pela manhã, também há a transmissão pela Rádio Melodia FM 87,9. O Pastor Vítor Ferreira e Silva é o atual presidente, tendo como auxiliares o Pastor José Infante Júnior e o Pastor Sidney Siqueira.