O cientista Luc Montagnier, prêmio Nobel de Medicina em 2008, afirmou em entrevista que o novo coronavírus foi criado em laboratório por pesquisadores chineses. Segundo ele, ao analisar a sequência de RNA do Sars-CoV-2, descobriu sequências justamente do vírus que lhe rendeu reconhecimento.
“Isso foi uma surpresa para mim, pois era exatamente o HIV. A história que veio de um mercado de peixes é uma lenda”, disse ele, de acordo com informações da Istoé.
O cientista especula que os chineses podiam estar desenvolvendo uma vacina contra a Aids e usaram um coronavírus para isso. O novo vírus, então, teria sido desenvolvido por acidente e se espalhou.
Por ser artificial, Montagnier acredita que o novo coronavírus deve ser eliminado pela natureza com o tempo. No entanto, ele sugeriu que os chineses reconhecessem seu erro, pelo “bem da ciência”.
Ainda de acordo com informações da Istoé, há informações de que a equipe que estaria à frente da produção do novo coronavírus seria multinacional, inclusive, com recursos americanos. O causador da Covid-19 seria resultado de um coquetel de vírus, incluindo o HIV e o coronavírus presente em morcegos.
A tese, no entanto, tem causado controvérsia entre laboratórios franceses. Além disso, cientistas do Instituto Pasteur e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) contestaram a possibilidade.