O governo federal abriu nesta quinta-feira (23), consulta pública sobre a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra covid-19. A medida já havia sido anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última segunda-feira, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovar a aplicação da vacina da Pfizer para o público infantil.
De acordo com texto publicado no Diário Oficial da União, “fica estabelecido o período de 23 de dezembro de 2021 a 02 de janeiro de 2022 para que sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas” a respeito da vacinação das crianças no Brasil.
Queiroga afirmou “a pressa é inimiga da perfeição” e se esquivou de apontar uma previsão para o início da vacinação para as crianças de 5 a 11 anos. “Só a partir dessa análise completa é que nós colocaremos em consulta pública esse assunto pra que a sociedade tome conhecimento e registre a sua opinião. Não é uma eleição pra saber quem quer ou que não quer. É ouvir a sociedade”, declarou o ministro
De acordo com o ministro, “depois essas contribuições são analisadas pela área técnica, se faz uma audiência pública onde se discutirá aprofundadamente esse assunto. Marcelo ainda disse que após a consulta, o Ministério da Saúde fará as suas considerações ou recomendações”. O ministro não apresentou uma data estimada para a vacinação.