• Início
  • ››
  • Religião
  • ››
  • Declarações do papa sobre homossexuais não indicam mudança da Igreja, diz Vaticano
-------- PUBLICIDADE --------
2 de novembro de 2020
Religião

Declarações do papa sobre homossexuais não indicam mudança da Igreja, diz Vaticano

Foto: Vaticano News

O Vaticano afirmou que os comentários do Papa Francisco sobre união civil de homossexuais foram tirados de contexto. E, ao contrário do que tenham sugerido, não sinalizam mudança na doutrina da Igreja Católica sobre esse grupo social ou apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Na semana passada, a Secretaria de Estado do Vaticano enviou uma “nota explicativa” aos seus embaixadores, que a encaminharam aos bispos. De acordo com informações da CNN Brasil, a nota foi relatada pela primeira vez pelo biógrafo papal Austen Ivereigh. O documento indica que as citações do papa foram dadas a perguntas diferentes, mas foram unidas para parecer como uma só.

Há algumas semanas, o Papa Francisco virou notícia com o documentário “Francesco”, que estreou no festival de cinema de Roma em 21 de outubro, ao afirmar que homossexuais têm o direito de pertencer a uma família. Além disso, o líder religioso defendeu que as leis de união civil para homossexuais são necessárias.

A nota do Vaticano dizia que na primeira citação o papa se referia ao direito dos homossexuais serem aceitos por suas próprias famílias como filhos e irmãos. O Vaticano argumentou ainda que o documentário do diretor russo Evgeny Afineevsky corta comentários em que o Papa Francisco se expressa contrário ao casamento homossexual, e se refere às leis da união civil que alguns países promulgaram para regulamentar benefícios, como saúde.

“É claro que o Papa Francisco estava se referindo a certas disposições do Estado e certamente não à doutrina da Igreja, que ele reafirmou inúmeras vezes ao longo dos anos”, disse o Vaticano na nota.


Tags: