O governador Rui Costa (PT) exonerou, nesta quarta-feira (25), o delegado Nilo Ebrahim Ribeiro Bomfim, através de um decreto no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o processo disciplinar, na época do crime, o delegado era titular da Delegacia Titular de Carinhanha. Nilo Ebrahim é acusado de ‘desvio de conduta’ durante o perÃodo em que atuou na delegacia.
Conforme a denúncia da Corregedoria da PolÃcia Civil do Estado da Bahia, Nilo teria instalado um verdadeiro ‘Balcão de Negócios’, para perpetração de diversas práticas de crimes.
Nilo foi preso no dia 11 de maio de 2017, na cidade de Guanambi, durante uma operação deflagrada pela Corregedoria. Na mesma operação foi preso o técnico Jeremias Silva Costa, Everton Pereira Costa e Ezequias Pereira Costa.
Ainda de acordo consta no processo disciplinar, como cabe ao governador a decisão final sobre a demissão de servidor público, o caso foi enviado para ser apreciado pelo chefe do Executivo estadual, o qual decidiu pela demissão do delegado. Nilo Ebrahim trabalhou muito tempo da 20ªCOORPIN em Brumado.
Decisão do governador Rui Costa
O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,
R E S O L V E
demitir, à vista da orientação da Procuradoria Geral do Estado e demais elementos constantes do Processo nº 5654170077316 e apenso nº 5654170077618, NILO EBRAHIM RIBEIRO BOMFIM do cargo de Delegado de PolÃcia Civil, cadastro nº 20.442.965-6, da lotação da PolÃcia Civil da Bahia, da estrutura da Secretaria da Segurança Pública, com fundamento nos arts. 90, incisos XXXIX, XLIII, LI e LIII, e 95, inciso IX, da Lei nº 11.370, de 04 de fevereiro de 2009.