-------- PUBLICIDADE --------
17 de março de 2020
Brumado

Desponta mais um líder comunitário em Brumado

Foto Sudoeste Acontece

Após vários compartilhamentos de fotos e vídeos de ações comunitárias realizadas para beneficiar algumas localidades na zona rural de Brumado. A equipe do Sudoeste Acontece visitou a Fazenda Sucupira, que fica há cerca de 13 quilômetros da sede do município, e entrevistou o morador Alípio Santos, de 33 anos, popularmente conhecido como “barba”, responsável por unir a população e ir à luta. Ele relata nessa entrevista o que tem feito pela comunidade em que vive.

      Quando surgiu esse interesse em ajudar a comunidade?

  Já faz muito tempo que me preocupo com a população que reside na zona rural, nasci e cresci aqui na Fazenda Sucupira, já enfrentei muitas dificuldades e conheço a realidade da comunidade de perto. Foi vendo todas esses problemas que decidi fazer alguma coisa para melhorar a vida das pessoas que aqui residem.

      Sabemos que quem reside na zona rural enfrenta muitos problemas diariamente. Quais são os principais problemas que a comunidade enfrenta?

Realmente são muitos e envolvem várias áreas como esporte, saúde e infraestrutura. A comunidade não possui aparelhos de lazer, o único campo que tem aqui fomos nós que fizemos, digo nós pois, não posso ficar com todo o crédito sozinho, a união é que faz a força, sou apenas um representante da população rural.

      Já faz anos que as estradas não são patroladas, estão todas esburacadas, o mato que cresce na beira das estradas não é podado. Não temos bancos e coberturas nos pontos de ônibus, os adultos, pessoas idosas e até mesmo as crianças têm que aguardar a condução sob o forte sol ou até mesmo na chuva. Não temos água encanada para beber e para realizar as tarefas diárias, sonhamos com um poço artesiano para amenizar esses problemas.

      O que você e a comunidade têm feito para amenizar esses problemas?

      Tenho buscado doações de empresários e de qualquer pessoa que queira ajudar. Realizamos muitos mutirões para amenizar esses problemas, juntos já conseguimos construir um campinho de futebol, com muito esforço fizemos coberturas em alguns pontos de ônibus, podamos as cercas e retiramos o mato da beira das estradas e tampamos alguns buracos.

      No final da entrevista, Alípio disse que a população da zona rural precisa se conscientizar, pois todo esse descaso e abandono é resultado das péssimas escolhas que fazemos durante as eleições ao votar naqueles que só aparecem no período eleitoral e desaparecem por 4 anos.