O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte do delegado aposentado e ex-candidato a deputado estadual, Valdir Gomes Barbosa. O corpo de Barbosa foi encontrado dentro do carro dele por volta das 20h, na noite deste sábado (12). A principal linha de investigação é de que ocorreu suicídio – o cadáver foi encontrado com um único tiro; no veículo foi encontrada a arma de Barbosa.
Barbosa ficou famoso, dentre outros casos, pela recuperação das joias roubadas no apartamento do senador Antônio Carlos Magalhães – o crime foi realizado pelo ladrão carioca Rui Clementino da Silva – também foi responsável pela liberação da estudante feirense Fernanda Viana, vítima do sequestrador Leonardo Pareja, jovem bandido goiano cuja história foi marcada por fugas espetaculares e acabou assassinado em um penitenciária.
Valdir Barbosa registou parte dessas memórias no livro “Saques e Tiros na Noite”, no qual relatou com riquesa de detalhes a sua atuação como policial e também sua participação em missões especiais.
Como dito, o delegado tentou a carreira política, candidatando-se a deputado estadual pelo PPS, atual Cidadania, nas eleições de 2018. Ele obteve 2.640 votos, mas não foi eleito.