O Partido Liberal (PL) confirmou, neste domingo (24), a candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro. A sigla realiza sua convenção nacional para oficializar o nome do presidente. O general Walter Braga Netto será o vice, em uma chapa pura do PL. A confirmação dos nomes ocorreu por unanimidade, por votação virtual na plataforma da legenda minutos antes da entrada de Bolsonaro.
O evento é realizado na arena do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo, e tem elementos para ajudar o presidente a tentar reverter a alta rejeição no eleitorado feminino.
O ginásio está decorado com as cores verde e amarela. Os milhares de apoiadores presentes também compareceram em peso com camisas nas cores da bandeira nacional.
Bolsonaro chegou ao local acompanhado pela primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, ao som do jingle “Capitão do Povo”, da dupla sertaneja Mateus e Cristiano. O candidato a vice, Braga Netto, estava logo atrás com a esposa.
A programação teve início com uma oração conduzida pelo deputado federal Marco Feliciano (PL-SP), que é pastor evangélico. Em seguida, houve execução do Hino Nacional. A primeira-dama foi a primeira a discursar, antecedendo Bolsonaro.
A convenção conta com a presença de diversos políticos do Centrão, como o próprio presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Também participam do evento políticos de siglas que devem compor a coligação e auxiliares e ex-assessores presidenciais. Veja a lista:
Veja a lista dos participantes do evento:
Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro
Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal
Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil
Anderson Torres, ministro da Justiça
Fábio Faria, ministro das Comunicações
Célio Faria Júnior, ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
Tereza Cristina (PP-MS), deputada federal e ex-ministra da Agricultura
Ricardo Barros (PP-PR), deputado federal e líder do governo na Câmara
Eduardo Gomes (MDB-TO), senador e líder do governo no Congresso
Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal
Bia Kicis (PL-DF), deputada federal
Daniel Silveira (PTB-RJ), deputado federal
Flávia Arruda (PL-DF), deputada federal
José Roberto Arruda (PL-DF), ex-governador do Distrito Federal
Romário (PL-RJ), senador
Wellington Fagundes (PL-MT), senador
Marcos Rogério (PL-RO), senador
Jorginho Mello (PL-SC), senador
Fernando Collor (PTB-AL), senador
Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde
Marcos Pontes (PL-SP), ex-ministro da Ciência e Tecnologia
Gilson Machado (PSC-PE), ex-ministro do Turismo
Jorge Seif (PL-SC), ex-secretário da Pesca
Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro
Dos três filhos do presidente que são parlamentares, apenas o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) compareceu à convenção. O vereador Carlos e o deputado federal Eduardo estão em viagem aos Estados Unidos. Flávio é um dos principais coordenadores políticos da campanha do pai.
Segundo a assessoria de imprensa do PL, a estimativa de público bateu 12 mil. A capacidade do ginásio é estimada em 13 mil.
O Rio de Janeiro é o berço político de Bolsonaro, que se elegeu vereador em 1988, após deixar o Exército. Ele foi eleito por sete mandatos deputado federal antes de chegar à Presidência da República.