Ex-candidato a vice-prefeito Carlos Matos Moura (PTC), o popular Carlinhos Moura, junto com o ex-vereador Castilho Viana (PTC), lançaram na tarde da última quarta-feira (11), a pré-candidatura para esse pleito de 2018. Carlinho a federal e Castilho a estadual. A coletiva de imprensa aconteceu no hotel Moura em Brumado. Tanto Carlinhos como Castilho, enfatizaram a necessidade que a região tem de representantes na assembleia legislativa como na câmara dos deputados em BrasÃlia. Carlinhos ainda citou o episódio onde vários órgãos do governo estadual saÃram da cidade, como a DIRES, DIREC, DERBA e a Inspetoria da Fazenda.
Moura foi enfático em dizer que na época, o governo anunciou que iria fazer um enxugamento nos órgãos no estado, mas só Brumado que perdeu a Inspetoria da Fazenda, um órgão que nunca deu prejuÃzos ao estado. Os pré-candidatos vão apostar no voto consciente dos brumadenses.
Castilho frisou que municÃpio precisa de legÃtimos representantes do povo da terra e não de polÃticos que vem aqui em quatro em quatro anos levar o precioso voto do povo. Estamos cansados de depositar nossas esperanças em candidatos paraquedistas que só cai aqui na polÃtica. O presidente municipal do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Irenaldo Muniz, disse que o partido está com novos planos para dinamizar as ações da sigla em Brumado, colocando em prática um planejamento articulado, apostando em nomes da terra, buscando reorganizar o partido. Já Renato Mendonça, ex-presidente da sigla na capital do minério e um entusiasta da pré-candidatura de Carlinho e Castilho disse que o PTC trabalha neste momento com nomes que tenham compromisso com a cidade de Brumado, que queiram fortalecer a sigla e estejam em busca de benefÃcios em prol da população, e vislumbrou essas caracterÃsticas em nomes da terra, para que haja legitimidade na representatividade.  Os pré-candidatos já começaram articular apoio de lideranças tanto na capital do minério como em outros municÃpio.