Entre os dias 19 a 25 deste mês, notÃcias falando das eleições 2022, no Brasil, foram citadas quase duas mil vezes, entre as 80 mil fontes de mÃdias monitoradas no mundo todo. As eleições no paÃs estão polarizadas entre direita e esquerda o acaba chamando a atenção em todo mundo.
Segundo a plataforma Nexis Newdesk, houve um aumento de 38,1% no número de matérias na última semana em relação à anterior. Este foi o maior número de menções à s eleições por veÃculos de notÃcias, nos últimos 100 dias em todo o mundo.
A plataforma ainda aponta que desse total, 51,9% das reportagens e colunas foram em português. As publicações em inglês somam 25%, enquanto as matérias em espanhol representam 21,1%. Os textos em francês somam 1,8% das publicações sobre as eleições brasileiras em todo o mundo.
O paÃs estrangeiro que mais publica notÃcias a respeito das eleições para presidente é Estados Unidos. O Software de monitoramento de mÃdia e inteligência de negócios ressalta mais de 3,7 mil artigos desde o inÃcio da campanha eleitoral até o último domingo (25). A Argentina vem na sequência, com Espanha, Portugal e Reino Unido fechando os cinco paÃses com a maior cobertura.
Vale ressaltar que o Canadá ocupar a 9ª colocação na lista, ultrapassando paÃses vizinhos sul-americanos como Chile e Colômbia, que poderiam ter mais interesse nas eleições brasileiras.
A análise é dos principais temas das publicações, tanto as nacionais quanto as internacionais abordam temas similares. São priorizadas as colunas e análises das pesquisas mais recentes de intenção de voto.