A equipe do ex-prefeito de Salvado, ACM Neto (União Brasil), levantou otimista nesta segunda-feira (5), com o levantamento feito pela Real Time Big Data. A nova rodada da pesquisa, encomendada pela Record TV, mostra Neto com possibilidades de vencer com 60% dos votos válidos no 1º turno.
De acordo com amostragem, Neto tem 25 pontos percentuais na frente do segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT), apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na disputa pelo Governo da Bahia.
Conforme o levantamento, no cenário estimulado, o ACM Neto marcou 49%, enquanto o petista pontuou 24%. João Roma, do PL, foi escolhido por 9% dos entrevistados.
A pesquisa mostra que os outros candidatos não pontuaram no cenário para o primeiro turno. São eles: Marcelo Millet (PCO), Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB). Ao todo 10% não souberam responder o questionamento.
Já no cenário espontâneo, o ex-prefeito de Salvador marcou 30%. Jerônimo foi pretendido por 13% dos entrevistados e Roma por 5%. Outros candidatos somaram 2% das escolhas no cenário. 40% não souberam responder.
A Real Time faz a análise de que entre os votos válidos, ou seja, sem nulos ou brancos, ACM tem 60% — o suficiente para uma vitória em primeiro turno. Jerônimo tem 29% e João Roma, 11%.
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 3 de setembro. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas e registrada no TSE sob o número BA-04374/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nÃvel de confiança é de 95%.