A cerimônia de premiação da 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), contou com 225 projetos finalistas. O evento foi realizado na última sexta-feira (24), no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (Inova USP), em São Paulo.
Estudantes da rede estadual da Bahia vêm se destacando em eventos científicos de projeção nacional. De acordo com a Febrace, duas equipes de estudantes de Araci e Caculé, foram premiadas no âmbito do Programa Ciência na Escola.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), que estimula a iniciação científica em sala de aula. Os estudantes Isabel Oliveira, Maria Isabella Moura, Sarah Cruz, Adrielle Pietra Santana e Luan Santiago, conquistaram três prêmios.
O prêmio selecionado “Produção de luvas a partir do Bioplástico feito da matéria-prima do Sisal (Agave Sisalana)”. Os alunos são do curso técnico em Análises Clínica, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Sisal II, em Araci.
Já a equipe de Caculé, representada pelos estudantes Bruna Ferreira, Bruno Ferreira e Ana Cláudia Santos, ganharam o Prêmio Museu Paulista de Inclusão Social. Os alunos do Colégio Estadual Norberto Fernandes concorreram com o projeto “O empoderamento feminino dos artesanatos feitos com a palha do licuri na comunidade quilombola Vargem do Sal”.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia estimula a cultura científica e projeta novos talentos. Com objetivos de incentivar o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da Educação Básica e Técnica do Brasil.