O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu após ser baleado durante um discurso, nesta sexta-feira (8). O caso aconteceu perto da estação Yamato-Saidaiji, na cidade de Nara, no Oeste do Japão. A morte chocou o paÃs, onde mortes por armas de fogo são muito raras.
Segundo o hospital universitário de Nara, para onde ele foi levado de helicóptero, o ex-premiê tinha dois ferimentos “profundos”, um deles no coração, e já chegou ao local sem sinais vitais. “Ele estava sangrando muito e, infelizmente, não pudemos salvá-lo”, informou a unidade em nota.
A mulher de Abe, Akie, chegou ao hospital no final desta tarde (fim da madrugada desta sexta, 8, no Brasil), pouco antes do anúncio da morte do marido. Ela não falou com a imprensa local.
Abe foi atingido por pelo menos dois tiros no peito e caiu já ensanguentado, segundo a agência de notÃcias NHK. A mesma agência informou que o suspeito foi identificado como Tetsuya Yamagami, de 42 anos. Ele foi detido e a arma do crime foi recuperada.
À polÃcia, segundo a agência, ele disse que estava insatisfeito com Abe e queria matá-lo. A polÃcia não confirmou o relato da estatal.