A foto de um pai e seu filho, ambos vítimas da Guerra na Síria, venceu a edição deste ano do prêmio internacional de fotografia Siena Photo Awards (Sipa), na Itália. As informações são do jornal O Globo. A imagem foi feita pelo turco Mehmet Aslan no distrito de Reyhanli, na província de Hatay, fronteira com a Síria. O registro foi selecionado pelo júri entre trabalhos enviados por profissionais de 163 países.
A fotografia mostra Munzir al-Nazzal, que perdeu a perna num bombardeio, e Mustafa, de apenas cinco anos, que nasceu sem os braços e pernas. O garoto foi diagnosticado com uma doença congênita após a mãe, Zeynep, passar por um tratamento médico na gestação depois de inalar um gás tóxico durante o conflito armado.
Ao jornal The Washington Post, o fotógrafo responsável pela imagem afirmou que a família tenta obter um tratamento médico para Mustafa e não consegue pagar por próteses especiais – indisponíveis no país. “Queríamos chamar a atenção para isso. Eu juro que fui de um hospital para outro. Não há uma cidade onde eu não tenha perguntado sobre o tratamento, mas não deu em nada. O menino sempre tem muita energia. O pai parece ter desistido”, contou.
A imagem, nomeada como “Dificuldades da vida”, em tradução livre, foi descrita pelos jurados como “emocionalmente forte”.