A cidade de Andaraí na Chapada Diamantina, vai abrigar um empreendimento agroindustrial com potencial para impactar a economia na região. Após quatro anos em implantação, o Frigorífico da Chapada será inaugurado oficialmente amanhã (27), com a expectativa de gerar cerca de três mil postos de trabalho quando estiver operando a plena carga. A estrutura terá capacidade para processar 168 tipos de produto, de embutidos aos cortes mais sofisticados.
A previsão da empresa é que a operação será responsável por gerar 230 empregos diretos, outros 690 indiretos, além de outros dois mil postos de trabalho no decorrer da cadeia produtiva, que vai envolver pequenos produtores rurais. O complexo de produção – numa área total de 180 mil metros quadrados (m²), sendo 15 mil m² de área construída – abriga cinco fábricas, que serão responsáveis por processos que irão do abate à desossa, passando pela industrialização, salga e beneficiamento de produtos não comestíveis como o couro.
Segundo o empresário Wilson Cardoso, responsável pela empresa e atual prefeito de Andaraí, o frigorífico irá trabalhar com a produção de carnes bovina, suína, ovina e caprina. Ele conta que construiu o novo complexo “sem pressa”, pelo desejo de apresentar uma estrutura com o que existe de mais moderno em equipamentos e adequada às demandas de sustentabilidade.
Também o Vale do Paramirim, segue na expectativa de receber uma grande indústria (avícola), cujas tratativas já haviam sido iniciadas, mas, devido ao período de pandemia, a iniciativa foi suspensa. Espera-se que dentro em breve sejam retomados os estudos de viabilidade. Região estratégica, que possui água em abundância, terras férteis e boa malha viária para escoar a produção que poderá suprir a demanda de muitos municípios, inclusive os de médio e grande porte.