A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), passou a ser cobiçada por grandes players globais nas áreas de mineração e siderurgia estão interessadas na licitação para a conclusão e a operação dos pouco mais de 1,5 mil quilômetros da Ferrovia.
A FIOL que vai ligar o Tocantins ao Oceano Atlântico passando pela Bahia virou o pote de ouro disputado por grandes empresas. O geólogo baiano e presidente da Companhia Vale do Paramirim (CVP), João Carlos Cavalcanti, afirma que tem interesse no andamento da FIOL e que está preparando uma road show para oferecer ao mercado cinco blocos para a exploração de minérios de ferro, cobre, zinco, fosfato e alumÃnio.
O trecho da FIOL entre Ilhéus e Caetité, primeiro a ser licitado, tem 537,2 km de extensão, com um investimento previsto de R$ 3,4 bilhões, segundo dados da Valec. A licitação da obra estava prevista para acontecer em setembro do ano passado, mas foi adiada para março.