A eleição para prefeito de Guanambi deste ano testará mais uma vez a liderança e o prestÃgio polÃtico de Nilo Coelho e do deputado federal Charles Fernandes. Em 2016, o então prefeito Charles se consolidou como uma grande liderança ao eleger seu sucessor Jairo Magalhães.
Nilo Coelho já foi prefeito por três oportunidades, tem em seu perfil a fama de tocador de obras e uma história de realizações na cidade, porém, enfrenta certa resistência entre muitos comerciantes e de pessoas que exercem o comércio informal no municÃpio. Coelho também terá que reverter à alta rejeição nos distritos de Morrinhos, e, sobretudo, em Mutans onde foi derrotado nas últimas eleições. Mesmo diante dessa realidade, não resta dúvida que o nome de Nilo Coelho tem força para a disputa.
A zona rural do municÃpio (região onde Charles tem muito prestÃgio), e uma enorme fatia do eleitorado jovem também é um grande desafio pra Nilo. Ele terá que superar todos esses obstáculos se desejar voltar a ser Prefeito de Guanambi.
Como Prefeito ao longo de quase 3 anos e meio de mandato, Jairo Magalhães tem tocado obras nos distritos, baixio e toda zona rural. Na sede do municÃpio, Magalhães intensificou suas ações no combate aos acidentes de trânsito nos principais pontos crÃticos da cidade e fez intervenções instalando semáforos em dezenas de pontos, diminuindo drasticamente os acidentes nesses locais.
Jairo também priorizou em seu mandato na construção de rotatórias no trecho próximo ao parque da cidade, próximo ao Docelar e construiu o complexo viário do Guarujá. Em alguns desses pontos o número de acidente chegou a zerar.
A gestão de Jairo Magalhães é marcada pelos investimentos na infraestrutura com pavimentações na sede e nos distritos. A saúde também é destaque na gestão com construção de UBSs, aumento nas ofertas de exames, procedimentos e realizações de cirurgias eletivas no hospital municipal.
Por outro lado, o ex. prefeito Charles Fernandes, após se consolidar como uma das maiores lideranças polÃticas da região elegendo seu sucessor para a prefeitura de Guanambi, concorreu nas eleições de 2018 para o cargo de deputado federal sendo eleito com quase 75 mil votos em todo o estado da Bahia. Em Guanambi, enquanto Nilo Coelho passou 4.646 votos para Artur Maia seu candidato a deputado federal, Charles Fernandes conquistou a histórica votação de 27.183.
Para a eleição desse ano, o Prefeito Jairo Magalhães não definiu ainda se concorrerá. Diante da indefinição de Magalhães, outros possÃveis nomes vão surgindo. É o caso do nome da deputada estadual Ivana Bastos que obteve mais de 23 mil votos na eleição de 2018.
O ex.- secretário de desenvolvimento econômico e atual vice Prefeito de Guanambi Ugo Costa também surgi como um possÃvel nome do grupo que poderá concorrer ao cargo de prefeito de Guanambi.
Outro nome que vem ganhando força é Jailma Fernandes, esposa do deputado Charles Fernandes; Jailma representaria a força da mulher na polÃtica local. Ela também goza de enorme prestÃgio do povo dos Distritos e dos bairros carentes da cidade.
Enquanto o grupo polÃtico liderado pelo deputado federal Charles Fernandes, deputada estadual Ivana Bastos, Prefeito Jairo Magalhães, Paulo Costa e Ugo Costa não define o nome para concorrer à s eleições desse ano, só nos resta aguardar as convenções que inicia no mês de Julho.