Os candidatos pré-selecionados para compor a Guarda Municipal de Vitória da Conquista iniciaram os testes de aptidão física nesta quarta-feira (9). Esta é a fase que antecede o curso definitivo de formação dos guardas. As avaliações estão sendo realizadas no Estádio Municipal Lomanto Júnior.
Segundo a prefeitura, serão avaliados 60 candidatos por dia até o próximo sábado (12). O limite diário de testes foi estabelecido como medida de prevenção à Covid-19. A avaliação será conduzida por 5 profissionais da área de educação física, que irão aplicar as provas de resistência, de acordo com as normas técnicas estabelecidas para cada gênero e faixa etária.
Cerca de 350 agentes patrimoniais da prefeitura estavam aptos a pleitear a composição da Guarda Municipal de Vitória da Conquista. Os pré-selecionados para o teste de aptidão física passaram por psicoteste, teste e reteste. O curso de formação será ministrado por uma empresa contratada pela prefeitura.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Antônio Braga, os resultados do exame deverão sair no mesmo dia. “Esta é uma etapa fundamental para selecionar aqueles que farão parte do curso de formação. A Prefeitura está seguindo todos os trâmites para que tão logo Vitória da Conquista possa contar com este importante serviço”, declara coronel Braga.
A criação da Guarda Municipal de Vitória da Conquista foi formalizada há quase um ano, por meio de uma Lei Municipal. Segundo a legislação, a Guarda Municipal tem por finalidade planejar, coordenar e executar as ações e as atividades de prevenção à violência, proteção e valorização do cidadão e da proteção patrimonial dos bens, serviços e instalações do Poder Público Municipal.
Ainda de acordo com a Lei, a Guarda Municipal poderá exercer poder de polícia administrativa no trânsito e transporte municipal, em apoio aos agentes da autoridade de trânsito e aos agentes de fiscalização do transporte, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas.