Após o registro de combates perto do depósito de resÃduos nucleares de Chernobyl, um dos lugares mais radioativos do mundo, o conselheiro da Presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, informou que a usina nuclear foi capturada pelas forças russas nesta quinta-feira (24).
As informações são do G1. Segundo ele, “não é possÃvel garantir a segurança da área” onde há um depósito de resÃduos nucleares e afirmou que essa é uma das “ameaças mais sérias para a Europa no momento”.
As autoridades ucranianas informaram sobre o ataque, onde as forças russas chegaram depois de cruzar a fronteira com Belarus. De acordo com um assessor do ministério do Interior ucraniano, Anton Guerashtshenko, as “tropas dos ocupantes entraram na zona da usina de Chernobyl por Belarus”.
Mais cedo, o presidente Volodymyr Zelenskiy tinha dito que forças ucranianas lutavam para impedir que tropas russas capturassem a antiga usina nuclear. Vitaly Klitschko, prefeito da capital Kiev, disse que quatro estações de metrô serão usadas como abrigos antiaéreos.