O Cruzeiro fez uma ação nas redes sociais em homenagem a Pelé, que morreu na tarde desta sexta-feira (29). O clube celeste alterou três das cinco estrelas do escudo por corações em alusão à cidade de nascimento do Rei do Futebol. A mudança deve durar um dia.
Pelé nasceu na cidade de Três Corações, no Sul de Minas Gerais, em 23 de outubro de 1940. As estrelas escolhidas para serem substituÃdas no escudo do Cruzeiro foram a central, a da direita e a superior, com as outras duas seguindo.
“Hoje, três estrelas dão lugar a 3 Corações. Tricordiano, mineiro e brasileiro, você conquistou o mundo, Pelé. Nossa homenagem a você, Rei do Futebol!”, escreveu o Cruzeiro, nas redes sociais.
Pelé enfrentou o Cruzeiro 11 vezes, entre 1958 e 1974. Foram quatro vitórias de Pelé, então meia-atacante do Santos, dois empates e cinco triunfos celestes, os mais marcantes deles na final da Taça Brasil de 1966, por 6 a 2 em casa, no Mineirão, em Belo Horizonte, e 3 a 2 como visitante, no Pacaembu, em São Paulo – tÃtulo reconhecido posteriormente como equivalente ao Campeonato Brasileiro.
Dos 1.279 gols contabilizados da artilharia de Pelé, seis foram contra o Cruzeiro: um hat-trick em 1958, num triunfo por 4 a 2; em uma derrota por 4 a 3 em março de 1966; no jogo de volta da final da Taça Brasil daquele ano; e em uma vitória por 2 a 0 em 1968.
O Rei do Futebol morreu aos 82 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele estava internado desde 29 de novembro por conta de infecções respiratórias e tratava um câncer de cólon. Ele será velado na próxima segunda-feira (2), na Vila Belmiro, estádio do Santos, no litoral paulista.
Fifa sugeriu ideia semelhante à CBF
Em 11 de dezembro deste ano, com Pelé já internado e em meio à Fifa do Catar, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) sugeriu à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que três das estrelas acima do escudo por conta do tÃtulo mundial fossem trocadas por corações. A CBF não se manifestou a respeito à época.
Além de fazer referência à cidade de Pelé, o Rei do Futebol participou das três primeiras conquistas mundiais do Brasil: em 1958, na Suécia; 1962, no Chile; em 1970, no México. Depois, a Seleção Brasileira foi campeã em 1994, nos Estados Unidos; e em 2002, no Japão e na Coreia do Sul.