-------- PUBLICIDADE --------
28 de dezembro de 2022
Esportes

Ídolo do América-MG, ex-jogador Jair Bala morre aos 79 anos

Por Washington Tiago

Morreu nesta terça-feira (27), o ex-jogador e ídolo do América-MG, Jair Félix da Silva, o popular Jair Bala. O atleta tinha 79 anos e faleceu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), no Hospital Felício Roxo, em Belo Horizonte. 

O ídolo teve várias passagens pelo Coelho, a primeira entre 1964 e 1965 e depois em 1970 e 1971. Foram 78 gols marcados com a camisa do América-MG, o tornando o sexto maior artilheiro do clube. 

Já aposentado, ele foi treinador do América Mineiro, em algumas oportunidades nas décadas de 1970 e 1980. Foram 232 jogos no comando do time. Ele é o terceiro técnico com mais jogos na história do clube. 

Ainda como jogador, Bala também teve passagens por Flamengo, Botafogo, Palmeiras, Comercial, Paysandu e XV de Piracicaba. Jair também fez um jogo com a camisa do Cruzeiro. 

O ex-zagueiro Procópio Cardozo, relembrou o tempo que conviveu com o ex-atacante. “Conheci Jair Bala quando eu estava no Fluminense e ele no Botafogo. Depois jogamos juntos no Cruzeiro com Tostão e Dirceu Lopes de onde ele saiu pra ser um dos maiores expoentes da história do América. Jogou também no Santos com Pelé. O futebol perde um ícone e eu um velho amigo”. 

Ele foi o responsável por substituir “O Rei” após o milésimo gol. Em maio deste ano, Jair Bala foi homenageado nas arquibancadas do Independência, no dia do seu aniversário.

Um boneco do ex-atleta foi levado para as arquibancadas e os torcedores cantaram parabéns pra Jair Bala. O atleta também foi comentarista esportivo e dividiu a bancada de um dos programas mais polêmicos da TV Alterosa. O programa Alterosa Esporte, filiada ao SBT, em Minas Gerais.

O velório será na Arena Independência, estádio do Coelho, em Belo Horizonte. A cerimônia será aberta ao público e acontecerá nesta quarta-feira, de 9h30 às 15h30.