A pesquisa Intenção de Consumo das FamÃlias (ICF) mostrou alta de 1,9% em dezembro, em relação a novembro, divulgou hoje (20) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento chega a 7,2%, mas não foi suficiente para significar uma percepção positiva em relação à situação atual.O indicador de dezembro chegou a 81,7, o melhor Ãndice mensal desde 2015. Segundo os parâmetros da pesquisa, qualquer valor abaixo de 100 pontos reflete insatisfação das famÃlias em relação ao cenário atual. Na avaliação da CNC, contribuem para a recuperação do Ãndice de confiança a trajetória da inflação, o leve recuo no custo do crédito e o aumento da massa salarial, o que tem proporcionado um comprometimento menor do orçamento familiar e liberando recursos para o consumo.As famÃlias com renda acima de dez salários mÃnimos apresentaram uma recuperação mais acelerada no indicador, com alta de 2,8% e 95,3 pontos, enquanto as famÃlias com renda inferior a dez salários mÃnimos tiveram melhora de 1,6% no indicador, chegando a 79 pontos.Enquanto as famÃlias da Região Nordeste tiveram a maior alta no indicador, de 3,2%, as da Região Sul registraram queda de 2,9% em relação a novembro.A percepção das famÃlias em relação ao emprego atual melhorou 0,6% na comparação com novembro e teve um crescimento de 2,7% quando levado em conta o patamar de dezembro do ano passado. O componente emprego atual é o único entre os medidos pela pesquisa que se encontra acima dos 100 pontos, com 109,5, indicando uma avaliação positiva.Os indicadores com menor resultado são o de nÃvel de consumo atual, com 57,5 pontos, e o de momento para duráveis, com 59 pontos.