• Início
  • ››
  • Internacional
  • ››
  • Islândia inicia operação do maior aspirador do mundo para sugar poluição do ar
-------- PUBLICIDADE --------
14 de maio de 2024
Internacional

Islândia inicia operação do maior aspirador do mundo para sugar poluição do ar


Considerada a maior usina do mundo, criada para sugar da atmosfera a poluição que aquece o planeta como um vácuo gigante, começou a operar na Islândia na última quarta-feira (8).

O aparelho, que faz captura direta de ar ou DAC, é uma tecnologia projetada remover o carbono usando produtos químicos. O carbono pode então ser injetado nas profundezas do solo, reutilizado ou transformado em produtos sólidos. A tecnologia é de “Mammoth”, segunda planta comercial de captura direta de ar inaugurada pela empresa suíça Climeworks no país e é 10 vezes maior que sua antecessora, Orca, que começou a operar em 2021.

A Climeworks planeja transportar o carbono para o subsolo, onde será naturalmente transformado em pedra, retendo o carbono permanentemente, segundo informações da CNN. A empresa está trabalhando em parceria com a empresa islandesa Carbfix para este chamado processo de captura.

Toda a operação será alimentada pela energia geotérmica abundante e limpa da Islândia.

As soluções climáticas de última geração, como o DAC, estão recebendo mais atenção dos governos e da indústria privada, à medida que os humanos continuam a queimar combustíveis fósseis.