Em em Brasília, com o secretário de Turismo da Bahia, Franco Fausto, a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna, o prefeito de Itaberaba, Ricardo dos Anjos, o prefeito Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte, Wilson Cardoso, o prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, a deputada Ivana Bastos esteve reunida com o ministro do Turismo, Gilson Machado, para pleitear o apoio para o desenvolvimento turístico local, especialmente para a Chapada Diamantina.
No encontro, a comitiva destacou a situação da Chapada da Diamantina, que conta com o apoio de recursos governamentais para expandir e progredir com o processo turístico da região. Dentre as demandas estão a estrutura rodoviária, com cerca de 90 km que ligam todos os pontos turísticos do município da Chapada, o aporte para o turismo subaquático e a concessão de aeródromos.
“O segmento turístico sofreu forte impacto com os efeitos da pandemia e estamos empenhados em buscar apoio para os municípios. Essa agenda foi muito positiva para o nosso estado e saímos daqui com muitos encaminhamentos”, explicou a deputada.
“Apoiar as atividades de valorização do turismo dos municípios baianos é pensar na estruturação econômica de muitos cidadãos e do País, como um todo”, destacou Fausto Franco.
A prefeita Vanessa Senna também destacou que o segmento turístico municipal sofreu forte impacto com os efeitos da pandemia de coronavírus. Com lockdown e toque de recolher estabelecidos, muitas cidades que sobreviviam do turismo chegaram a ter a economia totalmente abalada.
Wilson Cardoso, presidente do Consórcio Chapada Forte, destacou que com o avanço da aplicação da vacina e a colaboração da boa gestão dos recursos aplicados, será viável articular um retorno seguro das atividades turísticas. “Políticas públicas bem direcionadas farão o setor turístico baiano andar e os gargalos para que isto aconteça serão superados.
Também buscando investimentos para o município de Caetité, a deputada e o prefeito Valtécio Aguiar solicitaram a construção de uma nova rodoviária no município. “Precisamos de um espaço mais estruturado, que viabilize conforto e segurança para quem utiliza o serviço”, afirmou a deputada.
Encerrando a reunião, o Secretário Atração de Investimentos, Lucas Fiuza, do Ministério do Turismo, disse que a Pasta avaliará, de maneira célere, todas as demandas tratadas e ressaltou a importância do projeto básico de todos eles serem devidamente atualizados e apresentados conforme os requisitos estabelecidos.