Pensando na saúde mental dos profissionais em educação, estudantes do 10º semestre do curso de Psicologia da UESB elaboraram a cartilha “Escolas Promotoras de Saúde: Saúde Mental das/os Profissionais em Educação”. O material, voltado para educadores da rede pública de Ensino Básico de Vitória da Conquista, tem como objetivo provocar reflexões e contribuir efetivamente para a promoção da saúde mental e do bem-estar emocional das/os profissionais atuantes no contexto educacional do município.
Além da cartilha, foi elaborado o folder “Saúde Mental dos Trabalhadores da Área da Educação – Doenças Ocupacionais”. O material enfatiza que as condições e as relações vivenciadas dentro do espaço laboral, como alta jornada de trabalho, baixa remuneração, acúmulo de trabalho e relações tensas, podem interferir no desempenho e na saúde mental do profissional.
Nesse sentido, o folder apresenta as principais doenças ocupacionais que podem acometer os trabalhadores da área da educação, como estresse, ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout. Além disso, é possível verificar possibilidades para atendimento psicológico e/ou psiquiátrico na cidade de Vitória da Conquista.