O mês de junho será especial para os amantes de fenômenos astronômicos, que poderão observar ao menos seis eventos especiais. Confira. A Lua Nova ocorre quando lua, Terra e sol estão do mesmo lado, fazendo com que o astro fique invisÃvel durante as noites, que se tornam mais escuras e possibilitam a observação a olho nu de galáxias e grupos de estrelas. Considerado um protoplaneta, ou seja, um planeta que não se formou completamente, o 4 Vesta poderá ser visto com binóculos e telescópios na quarta semana do mês.
SolstÃcio de inverno é o nome que se dá ao dia com o menor Ãndice de claridade oriunda de raios solares no ano. Representa a chegada da estação mais fria do ano.
Distante 345 quilômetros da Terra, a Estação Espacial Internacional (ISS) poderá ser vista nos seguintes dias e horários: dia 19, às 19h41; dia 20, às 18h47; dia 21, às 17h54; dia 22, às 18h36; dia 23, às 17h42; e dia 24, às 18h26.
PassÃvel de ser observada todos os anos, entre junho e agosto, a chuva de meteoros Alfa CapricornÃdeos ocorrerá no próximo dia 26.
Por volta das 10h do dia 27, o planeta Saturno estará em sua posição mais próxima da Terra.
Por volta de 1h53 será possÃvel observar a Lua de Morango, quando uma lua cheia estará posicionada bem junto ao sol, do lado oposto da Terra.