O governador Rui Costa (PT) acabou de anunciar, por meio de suas redes sociais, o nome de João Leão, que estava na secretaria de Desenvolvimento Econômico, para a pasta de Planejamento. Para o seu lugar na SDE irá o ex-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Nelson Leal, também do PP.
Rui disse que pretende dar continuidade às mudanças ainda esta semana, concluindo as alterações entre quinta e sexta-feira próximas. Os anúncios ocorrem depois de muita espera, já que haviam sido prometidos desde as eleições municipais.
As mudanças a serem anunciadas prevêem a indicação de MaurÃcio Bacelar, hoje na ADAB, para a secretaria estadual de Turismo e João Carlos, indicado pelo PSB, para a pasta de Agricultura, o que afasta definitivamente o PDT, que controlava a Seagri, do governo.
Com isso, um novo quadro deve ser também indicado à Juceb, hoje comandada por Andrea Mendonça, irmã do deputado federal Félix Mendonça Jr., presidente estadual do PDT, que apoiou a eleição de Bruno Reis à Prefeitura de Salvador contra a candidata do PT, major Denice Santiago.
A entrega do Turismo ao Podemos, do deputado Bacelar, também sepulta o relacionamento do governo com o PL, que controlava a pasta e também aderiu à campanha de Bruno Reis. Quem assume a vaga de Nelson Leal na Assembleia é o suplente Luiz Augusto (PP).
O governador chegou a acertar a indicação de Leão para a chefia da Casa Civil, mas foi pressionado contra a nomeação pelo senador Jaques Wagner (PT), que é candidato à sucessão estadual e gostaria de colocar na posição alguém de sua máxima confiança.