Na última quinta-feira (9), a (46ª CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, teve a grata satisfação apresentar o Projeto “A voz mirim na Educação para o Trânsito”, idealizado pela Cap PM Cleise, Subcomandante da Unidade, que contou com o auxílio do Tenente Paulo Roberto, Instrutor de Educação para o Trânsito e das aulas ministradas no Projeto. “A voz mirim na Educação para o Trânsito” tem como objetivo principal, a capacitação sobre Noções de Trânsito equivalentes à faixa etária de crianças de 8 a 10 anos, muito em razão da Oficial PM idealizadora do Projeto acreditar que o conhecimento da Educação do Trânsito, adquirido pela criança tem a capacidade de sensibilizar e conscientizar, não só as crianças, mas também, os seu ambiente familiar, escolar e de convivência social, e que torna possível um Trânsito mais seguro, mais responsável, de uso mais educado e mais cortês por parte de todos. E nesse contexto, participaram do Projeto nesta data, os alunos e alunas do 4o ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Lélis Piedade. E Dentre os grandes apoiadores para que esse sonho se tornasse realidade estão o Comandante da Unidade, Capitão Vandilson Araújo, a Prefeitura Municipal de Livramento e a Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do Secretário, Senhor Sebastião Fernandes. E nos próximos dias 13, 17, 21 e 22 de maio participarão as Escolas Públicas Municipais Rômulo Galvão, Gil Ferreira Pessoa, Felipe Neri Rego e D. Pedro II, todas localizadas no município de Livramento. Além dessa capacitação, o Projeto pretende investir nas crianças, o conhecimento e a cidadania para um trânsito seguro a todos, incluindo pedestres e condutores, fazendo com que essas crianças sejam um instrumento de divulgação desse conhecimento adquirido durante o Projeto.
“A voz mirim na Educação para o Trânsito” se desdobra em 2 etapas. Na primeira, os alunos irão participar de atividades educacionais para o Trânsito e dinâmicas dentro do Quartel da 46ª CIPM. A equipe de policiais militares que participa do Projeto reservou um dia para aplicação dessas atividades com cada uma das escolas participantes, distribuídas em turmas do turno matutino e vespertino. Na segunda etapa serão selecionadas 1 a 2 crianças de cada Escola para fazerem uma gravação radiofônica para divulgação de sua aprendizagem nas emissoras de rádio da cidade, através da leitura e interpretação de dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro atinentes à segurança das crianças, enquanto atuantes no trânsito, seja como pedestres, seja como passageiros ou mesmo como condutores em bicicletas. Essa segunda etapa conta com o auxílio de seus seus professores de Língua Portuguesa, os quais irão apoiar e facilitar a aprendizagem da leitura e interpretação desses dispositivos de Lei do Trânsito. Ainda nessa segunda etapa, as crianças terão a oportunidade de serem entrevistadas e expressarem as suas vivências a respeito do Projeto, quando da divulgação das gravações radiofônicas nas emissoras de rádio, as quais serão convidadas.