O deputado estadual e presidente do Solidariedade no Estado, Luciano Araujo, afirmou que o fim da vacinação da febre aftosa é um marco para a Bahia. O parlamentar solicitou, inclusive, a realização de uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia para debater o tema. O encontro será no próximo dia 7, às 9 horas.
“Queremos levar os representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia para que mostrem tecnicamente, aos deputados e à sociedade, o marco que é para o Estado, que desde 1968 vem vacinando o seu rebanho contra a febre aftosa. Este ano é o último da vacinação. No dia 17 de maio, a Bahia está totalmente livre da zona da febre aftosa. Isso é muito importante para todos os produtores e agropecuaristas”, disse.
“Com isso, os produtores ganham, pois tinham prejuízos com essa vacinação. E passam a ter os produtos mais valorizados, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Diversas barreiras comercias existem por conta dos nossos produtos não terem zona livre de febre aftosa”, acrescentou o parlamentar.