A secretária nacional de Movimentos Populares do PT, Lucinha do MST, assume nesta quarta-feira (31), às 11h, o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Ela ocupará a vaga da deputada Maria del Carmen (PT), que se afastará por 180 dias para tratamento de saúde.
O presidente da ALBA, Adolfo Menezes, dará posse a Lucinha do MST e destacou a importância da representatividade feminina na Casa.
“Saúdo a Lucinha do MST pela chegada a este Parlamento, mesmo que de forma transitória. Que possa realizar e contribuir para o desenvolvimento e bem-estar das baianas e baianos”, disse o chefe do Legislativo.
Vera Lúcia Barbosa, conhecida como Lucinha do MST, obteve 44.554 votos nas últimas eleições pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB e PV). Sua trajetória no MST inclui cargos de liderança e representação em países como Suécia, Alemanha e Venezuela.
Em 2011, Lucinha se tornou a primeira mulher do MST a ocupar um cargo executivo no governo da Bahia, assumindo a Secretaria de Política para Mulheres (SPM). Em 2015, ela foi convidada para a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).