O último dia das oitavas de final da Copa do Mundo do Catar colocou, frente a frente, Marrocos e Espanha. Depois de empatarem no tempo normal em 0 x 0, as duas seleções precisaram da prorrogação e dos pênaltis para definir o classificado para as quartas de final.
Durante o primeiro tempo, a Espanha controlou o campo de jogo e teve 69% de posse de bola, contra 31% do Marrocos. A Fúria chegou firme somente uma vez, quando a pressão na saÃda de bola deu certo. Gavi chutou forte, Bono fez uma linda defesa e a bola ainda beliscou a trave. Do outro lado, os africanos chutaram três vezes, contra apenas um arremate da Espanha, e chegaram muito perto de marcar. Aguerd perdeu uma chance clara de gol após boa jogada de Boufal.
No segundo tempo, a Espanha controlou a partida com seu passe de bola. No entanto, não conseguiam levar perigo para o goleiro Bono, de Marrocos, já que a seleção marroquina se manteve muito bem na defesa. Em contrapartida, a seleção do Marrocos chegava de forma mais incisiva ao ataque e criava chances de gol mais claras. O cenário se manteve ao longo dos 45 minutos finais e partida foi para a prorrogação.
No tempo extra, o mesmo enredo. A seleção marroquina teve ao menos duas oportunidades de abrir o placar, mas acabaram parando nas defesas de Unai Simón, apesar dos espanhóis terem maior controle da bola durante todo o jogo.