Uma reunião realizada no último dia (4) do mês passado na Superintendência de Municipal de Trânsito e Transportes, (SMTT, ) em Brumado, para apresentar o novo coordenador de fiscalização para o trânsito, João Paulo, que na ocasião teria prometido aos agentes conversar com o prefeito para obter benefÃcios para eles no prazo de um mês e em troca os Agentes de Trânsito deveria aumentar o número de multas.
Segundo apurou o Site Sudoeste Acontece, o relato desse fato pelos Agentes de Trânsito se encaixa numa declaração feita pelo próprio Superintendente Castilho Viana em um blog que na ocasião questionou o baixo número de autos e que iria fazer com que o número de multas aumentasse voltando a normalidade. De acordo com alguns Agente de Trânsito, o superintendente cobra produtividade, que nesse caso seria a quantidade de multas aplicadas durante o mês chegando até mesmo ao ponto de ameaçá-los com processos administrativo.
O suposto acordo em troca de benefÃcios para os Agentes de Trânsito é antiético, imoral e ilegal, já que a principal função é fiscalizar o tráfego de veÃculos, afim de evitar acidentes e engarrafamentos nas vias das cidades. Além disso são responsáveis por orientar os pedestres nas vias urbanas. Os agentes mantem a ordem, emitem notificações, participam de ações educativas conscientizando os motoristas e pedestres. Eles são o elo entre o poder público e a sociedade nas mudanças efetivas do trânsito no nosso paÃs. O caso foi encaminhado ao Ministério Público que deve ouvir as partes envolvidas.