Uma operação envolvendo o Ministério Público (MP) da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à s Organizações Criminosas (Gaeco), resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão no municÃpio de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta segunda-feira (27).
A ação teve como alvo a casa de um homem suspeito de integrar uma ‘central de fake news’ com atuação no Rio Grande do Norte. Foram apreendidos equipamentos eletrônicos e documentos. As postagens de conteúdos falsos seriam realizadas em, pelo menos, seis perfis de redes sociais, uma delas com mais de 20 mil seguidores.
Trata-se de um desdobramento da Operação ‘DesFarsa’, deflagrada pelo MP do Rio Grande do Norte contra esquema criminoso que, segundo as investigações, tem criado, disseminado e promovido falsas notÃcias sobre autoridades do RN, com o objetivo de manipular a opinião pública para fins polÃticos.
A operação foi deflagrada na última quinta-feira (23), quando foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Lagoa Salgada, no RN, além de Garuva, em Santa Catarina.
Segundo informações do MP do Rio Grande do Norte, as investigações teriam revelado esquema voltado à contratação dos serviços de postagens em perfis de redes sociais, que divulga fake news para coagir servidores públicos em suas atribuições funcionais e enfraquecer o prestÃgio de instituições públicas.
O tipo de divulgação realizado se enquadra em crimes de calúnia, difamação, ameaça contra servidor público e coação no curso do processo, além da prática dos delitos de associação criminosa do tipo milÃcia digital, com vistas à manipulação da opinião pública