A doação de sangue é um gesto voluntário que pode salvar até quatro vidas. E, para realizar esse ato, o doador gasta em média somente 40 minutos.
Para agilizar ainda mais o processo de doação, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está realizando um mutirão durante esta semana em pontos estratégicos da capital baiana e dos municípios de Feira de Santana e Mata de São João
Os interessados em doar sangue ou realizar cadastro de medula óssea, residentes em Salvador, podem encontrar as unidades móveis da entidade, os chamados Hemóveis, em dois locais:
Uma unidade foi instalada na entrada principal do Shopping Ponto Alto, em São Rafael, e começou a realizar atendimentos nesta terça-feira, seguindo até sexta (14). No sábado (15), outro hemóvel estará na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro de Mata Escura.
Já em Feira de Santana, o ônibus permanece estacionado no Núcleo Regional de Saúde até sexta. Na cidade de Mata de São João, a unidade atende os voluntários na Praça Barão Açu da Torre, no mesmo período, sempre das 8h às 16h. Em Feira e Salvador, os hemóveis funcionam uma hora a mais, até as 17h.
As campanhas de coleta externas buscam se aproximar do doador e ampliar a cobertura do serviço de doação de sangue.
Ao bahia.ba, a Fundação informou que precisa sobretudo de doadores dos tipos A-, B- e O-. Os estoques dos grupos Rh positivo (A+, B+, AB+ e O+) estão estáveis, mas a posição do estoque varia de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde.
“A Hemoba convida toda a população para praticar o gesto de solidariedade e cidadania doando sangue e ajudando a normalizar os estoques de hemocomponentes do Estado da Bahia”, convoca o órgão.
Critérios – É preciso ter entre 16 (acompanhado do responsável legal) e 69 anos; estar em boas condições de saúde; pesar acima de 50 kg; apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho, etc).
Homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. Já as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
Recomendações para o dia da doação – Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não fumar por pelo menos 2 horas.
Cuidados após a doação – Beber bastante líquido nas primeiras 24 horas e alimentar-se normalmente; não fumar nas primeiras 2 horas; não realizar esforço físico, esportes radicais ou atividade de risco; manter o curativo no local da punção por 4 horas; não fazer esforço com o braço em que realizou a doação.