A Nasa se prepara para um feito inédito: “tocar” o Sol. O lançamento da sonda Parker Solar Probe da agência espacial norte-americana estava agendado para acontecer na manhã deste sábado (11), mas foi adiada por 24 horas devido a um problema técnico. Uma nova tentativa deve acontecer à s 4h33 (horário de BrasÃlia) deste domingo (12).
Do tamanho de um pequeno carro, a sonda enfrentará grandes desafios. Além das altÃssimas temperaturas que terá de suportar, a energia necessária para a viagem também será muito superior à que usa normalmente. Como explica o CNet, a quantidade de energia necessária para este viagem é 55 vezes superior à utilizada para ir a Marte. Isto porque a sonda precisa anular o movimento de rotação da Terra.
O lançamento do Parker Solar Probe será feito de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, com hora prevista para à s 3h33 locais (4h33 em BrasÃlia).
A Nasa transmitirá o lançamento ao vivo pelo seu site e perfis nas redes sociais.
Se os problemas detectados neste sábado não forem resolvidos a tempo, a agência espacial tem até o dia 23 de agosto para fazer o lançamento.