O Laboratório de VÃrus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz foi indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como referência para Covid-19 nas Américas. A informação foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz na última terça-feira (14).
Referência nacional em vÃrus respiratórios junto ao Ministério da Saúde, o laboratório vem trabalhando desde o inÃcio da pandemia do novo coronavÃrus no diagnóstico de amostras e na capacitação de equipes para análises.
“Sermos escolhidos como um dos dois laboratórios de referência nas Américas é um reconhecimento não apenas do nosso laboratório, mas da Fiocruz pelo trabalho realizado, ao longo de décadas, com vÃrus respiratórios, fortalecendo e consolidando o Sistema Único de Saúde e contribuindo para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira”, afirmou a chefe do Laboratório de VÃrus Respiratório e do Sarampo, Marilda Siqueira.
Assim como o laboratório brasileiro, Laboratório para Diagnóstico de VÃrus Respiratórios do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, também é referência no continente.
Além de apoiar os laboratórios da região, as referências vão ter que realizar o sequenciamento genético de amostras para referência global; acompanhar a evolução do vÃrus e identificar mutações que possam ser relevantes para testes de diagnóstico, desenvolvimento de vacina e tratamentos; desenvolver e implementar métodos de ponta para ensaios.