A Promotoria de Justiça de Proteção da Moralidade Administrativa e do Patrimônio Público do Ministério Público da Bahia (MP-BA) encaminhou à Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) a denúncia feita pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL) sobre os ônibus escolares e equipamentos agrícolas que se encontram parados em estado de deterioração em um pátio administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no bairro de Itapuã, em Salvador.
Em março deste ano, Leandro divulgou nas redes sociais uma fiscalização in loco da situação. O vídeo postado pelo parlamentar apresentou dezenas de equipamentos agrícolas enferrujando, bem como ônibus escolares estacionados sem previsão de entrega aos municípios por parte do Governo do Estado. O deputado ainda revelou que os veículos possuem a marca “Pátria Amada Brasil”, logo do Governo Federal do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Por qual motivo não entregaram? Um criança de cinco anos morreu em Ipirá ao cair de um transporte escolar onde o carro já tinha mais de 40 anos de uso. É revoltante quando vemos que esta vida poderia ser poupada caso esses ônibus fossem entregues”, disse Leandro de Jesus.
No dia 5 de abril, o deputado foi ouvido pela Promotoria de Justiça, onde confirmou a denúncia e ofertou mais detalhes sobre o fato. Já no início deste mês de maio, após a SRD emitir nota de que iria realizar a entrega dos equipamentos no mês passado, o parlamentar voltou ao pátio para analisar se a promessa foi cumprida. No entanto, Leandro de Jesus, mais uma vez nas redes sociais, mostrou que os equipamentos não foram entregues, sendo relocados atrás de um galpão no mesmo espaço.