As ações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) reduziram as mortes violentas no municÃpio de Jequié em mais de 80%, durante a condução da Operação Aláfia, realizada entre os dias 02 e 10 de novembro no Conjunto Penal da cidade.
A redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI´s) na região foi o principal foco da diligência. Apenas em outubro deste ano, nove casos deste tipo haviam sido registrados na cidade. No perÃodo da operação, porém, o resultado foi reduzido para um homicÃdio.
As ações da Seap durante a Operação Aláfia visaram à eliminação da comunicação entre custodiados e criminosos no lado de fora do presÃdio, além da manutenção da ordem dentro do conjunto penal. Foram apreendidos 103 aparelhos celulares, 37 carregadores, cabos USB e quatro facas artesanais. A responsabilidade sobre a entrada dos materiais ilÃcitos, por sua vez, vem sendo apurada internamente pela Seap.
A Operação Aláfia é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e pela Seap teve a atuação da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP), do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP) e da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas e da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), além dos policiais penais ordinários.