A PolÃcia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram, na manhã de hoje (21), a Operação Daycare, que investiga supostos desvios de recursos destinados a centros de educação infantil (CEI) e creches da cidade de São Paulo, geridas por organizações da sociedade civil (OSC).
De acordo com informações da PF, 1.119 prestações de contas das instituições estão sob suspeita de fraude. No total, teriam sido desviados mais de R$ 14 milhões.
Os crimes apurados são de peculato, falsificação de documento público e particular, sonegação de contribuição previdenciária e participação e organização criminosa.
Cerca de 85 policiais federais e nove servidores do Fisco participaram da ação que cumpriu 22 mandados de busca e apreensão. Destes, 17 foram em São Paulo, 1 em Itaquaquecetuba, 1 em Santana do ParnaÃba e 3 em Mogi das Cruzes.
A 8ª Vara criminal da Justiça Federal paulista, que expediu os mandados, ordenou a suspensão de convênios e respectivos repasses acordados com 36 OSCs.
Também foram suspensas as atividades dos escritórios de contabilidade e proibido o acesso dos sócios suspeitos à s creches investigadas. Além disso, os seus veÃculos, bens imóveis e valores depositados nas suas contas bancárias foram apreendidos.