Às vésperas do Natal de 2016, os rio-contenses receberam a triste notícia de que o único hospital que atendia todo o município tinha sido interditado pela Vigilância Sanitária. Deixando a população totalmente desamparada na área da saúde.
Na época os técnicos da vigilância justificaram o fechamento da unidade por não cumprir o mínimo de exigências sanitárias, por ser um ambiente totalmente insalubre para os usuários e funcionários, além de outras inúmeras irregularidades.
O Hospital de Rio de Contas, inaugurado há 21 anos, representou uma grande conquista para o município, porém ao longo dos anos vinha sofrendo um processo de sucateamento pela administração pública de gestões anteriores.
A atual administração assumiu a empreitada de realizar a reforma e adequações importantes na unidade de saúde, a fim de garantir o mínimo de conforto e segurança aos pacientes. O projeto recebeu a chancela da Vigilância Sanitária para a sua reabertura.
A reinauguração está prevista para o final de julho. “A data exata da inauguração depende dos novos equipamentos que devem chegar até dia 26 desse mês. Os aparelhos antigos não serão mais utilizados no hospital que será reaberto com tudo novinho”, informa Adílio Domingues, diretor do HRC. A população tem se manifesta nas redes sociais, mesmo sem o empreendimento ter sido oficialmente inaugurado.