O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador recebeu 20.035 trilhos, o equivalente a 20 mil toneladas, para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL (EF-334). Vindos da China, os trilhos são destinados ao trecho II da ferrovia, que fará a ligação entre Caetité e Barreiras (Bahia). Mais dois navios são esperados ainda este ano, contendo trilhos para o mesmo trecho da FIOL, com aproximadamente 640 quilômetros.
O navio Pretty Universe atracou na manhã desta sexta-feira (8), e o desembarque total dos trilhos está programado para ocorrer no decorrer dos próximos dias. O terminal tem expertise na operacionalização das chamadas cargas de projeto, com medidas de proporções gigantes e que exigem equipe especializada e infraestrutura de ponta. “O nosso know-how foi conquistado através da experiência com projetos similares e de grande relevância para a população, ocorridos em anos anteriores, tais como o recebimento dos trilhos do metrô de Salvador e peças para grandes parques de energia solar e eólica localizados em diferentes pontos do país. Atuar em mais um projeto com esta relevância e complexidade é muito significativo para o Porto de Salvador e a Wilson Sons. A economia da Bahia ganha quando temos modais eficientes e que se somam para promover o maior e mais seguro escoamento de cargas, cujo resultado é o desenvolvimento sustentável que reverbera para toda a sociedade”, ressalta Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons.
O terminal da capital baiana está em fase de nova expansão, com duplicação de cais e retroárea adicional de 30.000m² já concluídos. Parte dos trilhos da FIOL será armazenada nesse espaço até que seja transportada ao seu destino final. O Tecon Salvador conta com infraestrutura similar às dos maiores portos do mundo, com logística 4.0 e equipamentos com alta tecnologia, que inclui 3 STS New Panamax, 3 Super Post-Panamax, 3 STS Panamax e 16 RTGs elétricos, todos com sistema regenerativo de energia.