Os candidatos às eleições municipais de 2024 têm até esta sexta-feira (4) para realizar propaganda eleitoral paga na internet ou em jornais. A data limite é estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que não permite esse tipo de divulgação a partir da véspera do primeiro turno, marcado para o próximo domingo (6).
Desde o inÃcio da campanha, em 16 de agosto, os candidatos tiveram a oportunidade de impulsionar conteúdos em redes sociais e comprar espaço em veÃculos de imprensa para promover suas candidaturas. No entanto, a partir desta sexta-feira, essas ações serão proibidas. Em cidades que houver um segundo turno, no dia 27 de outubro, o prazo para propaganda eleitoral paga na internet será até 25 de outubro.
Além da propaganda paga, os candidatos, partidos e coligações podem realizar atividades de campanha de rua até o sábado (5). Estão permitidas passeatas, carreatas e a distribuição de materiais gráficos, como santinhos. O uso de alto-falantes e amplificadores de som também é permitido, entre 8h e 22h, até a mesma data. No caso de segundo turno, essas ações poderão ser realizadas até o dia 26 de outubro.
No dia das eleições, a Justiça Eleitoral permite a manifestação de preferência por um candidato, mas de forma individual e silenciosa. Segundo o TSE, eleitores podem usar broches, camisetas, bandeiras e adesivos, desde que não se configure uma ação coletiva ou propaganda ativa.