Na manhã da última segunda-feira, 25, o Prefeito Eduardo Vasconcelos esteve presente na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal, realizando a entrega de 36 Tablets para os Agentes de Combate às Endemias. A entrega dos aparelhos concretiza o segundo passo do Processo de Automação dos servidores.
Há cerca de 06 meses ocorreu o primeiro passo de informatização dos Agentes Comunitários do MunicÃpio de Brumado, onde foi automatizado, por meio de tablets, o processo de trabalho dos servidores. Durante esse perÃodo de aproximadamente 6 meses, a gestão desenvolveu um processo de monitoramento permanente do trabalho dos Agentes Comunitários. Houve ainda no mesmo perÃodo, um aumento de 600% da produção dos mesmos, que foi validada pelo Ministério da Saúde na base do data SUS, ou seja, os Agentes
O volume de papel que era produzido para o preenchimento de cadastro domiciliar individual, superam o valor contratual que é pago para a empresa nesse perÃodo, o que representa uma economia para os cofres públicos. E agora, está se iniciando também o processo de validação do Cartão SUS via Agente Comunitário de Saúde, o que significa que a partir do próximo mês, a Secretaria Municipal de Saúde, estará utilizando o banco de dados cadastrais e georreferenciais do sistema para acesso a exames, o que impedirá gastos com processos especializados pagos pelo MunicÃpio.
O segundo passo se iniciou ontem, com a inserção da automação do processo dos Agentes de Combate às Endemias, que a Gestão entende que irá gerar produtos muito parecidos, como: Aumento da produção, monitoramento dos agentes de endemias, maior quantidade de informações chegando ao Ministério da Saúde, diminuição de custos com papel e controle do território como um todo e da população de Brumado no acesso aos produtos de Saúde.
A Gestão Educar para Libertar vem investindo na informatização do MunicÃpio visando além da modernidade, uma maior eficiência em todos os planos em que está sendo trabalhado. Na Educação, foram realizados os sorteios eletrônicos dos alunos da Rede Municipal de Ensino, evitando aquelas longas e conhecidas filas nas portas das Escolas. É importante ainda lembrar dos pontos eletrônicos, que já alcançam quase 100% dos Funcionários Públicos Municipais, proporcionando uma total transparência em relação aos cumprimentos das funções por parte do servidor. Agora, na saúde, com a implantação dos tablets para os Agentes de Combate à s Endemias em Brumado, não será diferente.