-------- PUBLICIDADE --------
16 de maio de 2024
Internacional

Primeiro debate entre Biden e Trump está previsto para 27 de junho


O presidente Joe Biden e o republicano Donald Trump devem se enfrentar em um debate em 27 de junho, preparando o terreno para seu primeiro confronto televisionado da campanha eleitoral de 2024 meses antes do esperado, de acordo com informações do portal InfoMoney.

Biden afirmou nesta quarta-feira (15) em uma publicação no X, antigo Twitter, que “recebeu e aceitou” um convite da CNN para debater contra Trump. Mais tarde, a campanha de Trump disse que ele também concordou em comparecer. O evento acontecerá às 21h (horário de Nova York) nos estúdios da emissora em Atlanta, Geórgia, informou a CNN em um comunicado.

A decisão apaga a incerteza sobre se Biden e Trump enfrentariam um ao outro antes das eleições de novembro. Os debates televisivos tornaram-se um elemento básico das campanhas presidenciais dos Estados Unidos, mas o Presidente atual e o seu antecessor já tinham recusado o calendário e os termos estabelecidos pela Comissão de Debates Presidenciais apartidária, que controla os assuntos desde 1988.

A campanha de Biden tinha divulgado mais cedo nesta quarta-feira uma carta à comissão dizendo que ele debateria contra Trump duas vezes a partir do final de junho, mas não participaria de debates sancionados pela organização, que haviam sido marcados para meados de setembro e início de outubro.

Jen O’Malley Dillon, presidente da campanha de Biden, escreveu na carta que os debates previamente agendados eram tarde demais porque ocorreriam após o início da votação antecipada em muitos estados.

“Donald Trump perdeu dois debates para mim em 2020. Desde então, ele não apareceu para debater. Agora ele está agindo como se quisesse debater comigo novamente. Bem, faça, meu amigo”, disse Biden em um vídeo postado nas redes sociais.

A carta, que ofereceu debates em junho e setembro, foi uma resposta aos desafios de Trump para debater “a qualquer hora e em qualquer lugar”. A campanha de Biden também disse que queria que os debates fossem organizados por uma organização de notícias e realizados em um estúdio de TV, em vez de diante de uma audiência ao vivo, como os debates recentes foram.

Nesta quarta-feira, Trump concordou com o prazo de Biden, mas se opôs às outras regras propostas, sugerindo que quer debater diante de uma grande multidão.

“Estou pronto e disposto a debater nos dois momentos propostos, em junho e setembro. Eu recomendaria fortemente mais de dois debates e, para fins de empolgação, um local muito grande”, publicou o ex-presidente em sua plataforma Truth Social.

A campanha de Trump convocou dois debates a mais do que o proposto por Biden, um em julho e outro em agosto, para um total combinado de quatro fóruns.

“Acreditamos que o povo americano merece mais do que o governo Biden tem a oferecer”, escreveram os conselheiros da campanha de Trump, Chris LaCivita e Susie Wiles, em um memorando.