Profissionais da saúde do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado, participaram de treinamento para processo de doação e captação de órgãos. O evento ocorreu em Salvador, entre os dias 9 e 10.Â
Ao todo, o evento contou com representantes dos Hospitais Geral de Vitória da Conquista, IBR, São Vicente, SAMUR, Geral de Guanambi e Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (Brumado). O programa de treinamento da Central Estadual de Transplantes objetiva a expansão do número de doações e transplantes de órgãos e córneas no Estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), no momento, 28 pessoas aguardam por um transplante de fÃgado, 1.660 de rim e 1.243 de córneas. O treinamento visa identificar potencial doador na unidade hospitalar. Para que ocorra a doação e consequente captação de órgãos.
O processo de doação e captação de órgãos e tecidos passa por criteriosa etapa de exames e avaliações. A famÃlia precisa autorizar a doação para que se proceda a retirada dos órgãos doados.
Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto.Â
O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA.