Idosos a partir de 65 anos, com rendimento mensal de até cinco salários mínimos, poderão estacionar em zona azul e áreas públicas. A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou, na terça (17), um projeto de lei que garante essa gratuidade mediante porte de cartão especial, que será emitido pela Prefeitura.
Para o vereador Toinho Carolino (Podemos), autor da proposição, a lei tem o objetivo de garantir aos idosos melhor mobilidade na cidade.
“O Cartão Especial de gratuidade para o idoso é uma forma de reconhecimento e retribuição social aos idosos que tanto contribuíram ao longo da sua vida produtiva com a sociedade. Meu desejo é que Salvador facilite a mobilidade e a comodidade para nossos idosos se deslocarem com mais tranquilidade”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa.
A medida propõe que o cartão especial esteja em local visível no veículo e seja apresentado ao agente de trânsito, quando solicitado, juntamente com o documento de identidade do idoso. O cartão terá a validade de cinco anos, podendo ser renovado por igual período.