8 de março de 2016
Sem categoria
Imagem Reprodução
O uso de aparelho ortodôntico na infância sempre gera dúvidas a respeito do momento adequado e a idade certa para a criança iniciar o tratamento odontológico. Isso deve ser decidido após consulta com um profissional especializado. “Não existe a idade ideal para iniciar a utilização do aparelho. É necessária uma avaliação criteriosa de cada paciente, pois muitos fatores podem determinar a necessidade de uma intervenção ortodôntica”, afirma a dentista e consultora de higiene bucal da Condor, Dra. Érika Vássoler.Segundo a Associação Ortodôntica Americana, a idade correta para o inÃcio de um tratamento ortodôntico é aos sete anos, mas hás casos em que é necessário iniciar mais cedo. É recomendável que a criança faça uma avaliação ortodôntica a partir do surgimento dos primeiros dentes de leite para verificar eventuais fatores que podem exigir o uso do aparelho ortodôntico. “Se o ortodontista diagnosticar um problema de desenvolvimento, seja ele dentário ou esquelético, um simples tratamento precoce pode corrigir a situação e eliminar a necessidade de tratamentos mais complexos no futuro, dependendo do caso. Por isso, as crianças devem visitar um ortodontista para uma avaliação até os sete anos de idade”, afirma a consultora.
Os principais motivos para a utilização do aparelho dentário são correções de problemas como apinhamento (encavalamento dos dentes), má oclusão, DTM (Disfunção Têmporo Mandibular) e a busca por uma estética dentária harmoniosa.A média de tempo de uso do aparelho dentário também é uma questão que gera dúvidas entre os pais. Segundo Érika, fatores como resposta do organismo, higienização e colaboração do paciente durante o tratamento determinam o tempo de uso. A alimentação também deve ser motivo de cuidado ao iniciar o uso do aparelho dentário. É recomendável que os pacientes evitem alimentos duros ou grudentos, como é o caso de balas, pirulitos e chicletes, além de ser recomendável a ingestão de frutas, verduras ou legumes em pequenos pedaços.Para conseguir um resultado satisfatório, é necessária também a limpeza dos dentes e do aparelho ortodôntico escovando os dentes frequentemente e utilizando acessórios próprios para quem usa o aparelho.
Dicas da especialista
– Compre uma boa escova de dente, de preferência com cabeça pequena e cerdas macias;
– Utilize a pasta de dente da mesma maneira que uma escovação rotineira;
– Durante a escovação, posicione a escova de dente em um ângulo abaixo do seu aparelho e em seguida, mova lentamente sua escova para cima e para baixo. Com isso as cerdas passam debaixo do fio e alcançam melhor os dentes;
– Use sempre o fio dental para facilitar a higienização;
– Faça bochecho com antissépticos bucais. O produto dever ser indicado pelo dentista;- Verifique se seus dentes estão totalmente limpos.