O ministro Marco Aurélio Mello disse na terça-feira (26) esperar que o presidente Jair Bolsonaro indique como seu substituto no Supremo Tribunal Federal “alguém à altura do STF”. Ele se aposentará em julho, após 31 anos na corte. A informação é da coluna de Guilherme Amado, da revista Época.
“O que se espera, considerada a normalidade e a responsabilidade da indicação, é que se escolha o melhor, em termos de perfil, para ocupar uma das 11 cadeiras do Supremo. (…) Que o presidente seja feliz na escolha, buscando o melhor em termos institucionais”, afirmou o ministro à coluna.
Marco Aurélio ressaltou que considera um “arroubo de retórica” a promessa de Bolsonaro de indicar para o posto um nome “terrivelmente evangélico”.
“Acredito que tudo não passe de um arroubo de retórica, sinalizando a um certo segmento. Mas tenho certeza que a escolha será responsável. Que venha para o meu lugar alguém que esteja à altura da cadeira do Supremo”.
A vaga de Marco Aurélio será a segunda a ser preenchida por uma indicação de Jair Bolsonaro. A primeira foi a de Celso de Mello, ocupada por Nunes Marques a partir de novembro.
Desde maio de 2019, o presidente sinaliza a intenção de nomear um evangélico ao STF.